A cor como elemento de atração
Centro de Ciências Naturais e Tecnologia
Campus VI - Paragominas
Curso de Bacharelado em Design
Disciplina: Teoria e Prática da Cor
Docente: Mayumi Kamizono Mac-Culloch
Discentes:
Horadya Emanuela de Castro
Julyana Leão de Oliveira Silva
Rafael de Alencar Andrade
Renata de Alencar Andrade
A Cor como Elemento de Atração
Paragominas
2013
INTRODUÇÃO
Segundo estudos, a cor seria uma onda luminosa ou ainda um raio de luz branca que em contato com certo objeto provoca nos os órgãos da visão, através da reflexão uma sensação. Concluindo então, que a mesma seria algo imaterial.
Com base nisto, as cores na comunicação e no marketing nos leva a conhecer sua força de persuasão na mente humana e aplicá-la como poderoso fator de atração e sedução para captar as mensagens publicitárias sobre todas as formas de: apresentação de produtos, embalagens, logotipos, cartazes, comerciais, anúncios e afins.
Na indústria, as cores são utilizadas com o objetivo de criar um espaço adequado, estimular o rendimento no ambiente de trabalho e fazer com que as tarefas sejam mais gratificantes, levando em conta que as cores influenciam nas emoções e sentimentos humanos.
1 - TEORIA DAS CORES
O homem mergulhou nas cores desde o começo de sua história. As cores utilizadas provinham da terra, o carvão, por exemplo, dava o preto, os vários tipos de terras argilosas davam o vermelho, o castanho ou o amarelo. Estas cores eram misturadas com gorduras e aplicadas com pincéis feitos com pelos de animais ou até sopradas através de ossos ocos. As civilizações mais antigas percebiam na cor um profundo sentido psicológico e sociocultural. Cada cor era um símbolo carregado de sentido.
Possuído pela idéia do misterioso, em busca de algo além de suas fronteiras racionais, o homem procurou na luz e nas manifestações da natureza uma divindade, um deus. As cores faziam parte, assim, mais das necessidades psicológicas e culturais do que das estéticas, e as que mais