relatório propriedades periodicas
INTRODUÇÃO:
Na tabela periódica dos elementos químicos, os elementos estão organizados de acordo com seu número atômico e estão separados em grupos e períodos.
Os grupos são organizados de acordo com a quantidade de elétrons na camada de valência dos elementos, que conferem propriedades semelhantes a elementos pertencente ao mesmo grupo. Assume valores de (1 a 18)
Os períodos estão organizados de acordo com o número de camadas o átomo possui. Assume valores de (1 a 7).
Essa organização permite que seja atribuída algumas propriedades aos elementos que compõem a tabela em geral, pois sua organização permite a observação de reações que acontecem em elementos de números atômicos em ordem crescente ou decrescente, além de poder-se atribuir propriedades específicas a um grupo de elementos, como condutividade elétrica e térmica, reatividade com ácidos, reatividade com bases, entre outras.
A tabela atualmente está dividida em metais, semi-metais, não-metais, gases nobres e o átomo de hidrogênio. Os metais, em sua maioria, são bons condutores de calor e eletricidade, possuem brilho, são maleáveis, apresentam reatividade com ácidos e tem tendência a formarem cátions; os não-metais apresentam baixa condutividade elétrica e térmica, não apresentam brilho nem maleabilidade; os semi-metais apresentam algumas características tendo dos metais como dos não-metais; os gases nobres apresentam o seu octeto completo, não formando então cátions e ânions e sendo raramente reativos.
Algumas outras propriedades pode-se observar com a organização dos átomos na tabela periódica como o:
Raio atômico é a distância do núcleo de um átomo à sua eletrosfera mais externa. O raio atômico cresce na família acompanhando o número de camadas dos átomos de cada elemento; e, nos períodos, decresce, pois a carga nuclear efetiva (a foça de atração do núcleo com os elétrons da camada mais externa) cresce quando aumenta o grupo. Quanto maior