Relatório Propriedades periódicas
ENGENHARIA QUÍMICA
RELATÓRIO SOBRE PROPRIEDADES PERIÓDICAS
Alessandro Pereira
Caio Tácio
Gabriela Amorim
Natália Matos
SALVADOR, BAHIA, BRASIL
2013
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
ENGENHARIA QUÍMICA
RELATÓRIO SOBRE PROPRIEDADES PERIÓDICAS
Alessandro Pereira
Caio Tácio
Gabriela Amorim
Natália Matos
Relatório referente à prática de Propriedades Periódicas, realizada em 23/03/2013, do curso de Engenharia Química, pela disciplina de Química Geral I da turma NR06B, sob orientação da professora Viviana Rocha.
SALVADOR, BAHIA, BRASIL
2013
OBJETIVOS
Caracterizar, através de experimentos, a variação das propriedades ácido-base e propriedades oxidantes e redutoras de elementos de um período da tabela periódica.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segundo John B. Russel, a lei periódica estabelece que quando os elementos são listados, sequencialmente, em ordem crescente do número atômico, é observada uma repetição periódica em suas propriedades. Essa repetição é a base estrutural da atual tabela periódica, onde as famílias (número de elétrons na camada de valência), ou grupos, de elementos com propriedades químicas semelhantes estão dispostos em colunas verticais e os períodos (número de camadas dos elementos) em linhas horizontais (Figura1). Raio atômico, energia de ionização e afinidade eletrônica são algumas dessas propriedades dos átomos, as quais sofrem variação em função do número atômico.
O raio atômico é a medida entre os núcleos de dois átomos idênticos ligados. Na tabela periódica moderna, tomando-se como referência os períodos, o raio atômico será inversamente proporcional ao número atômico. Já quando se trata de elementos do mesmo grupo ou família, essa relação será diretamente proporcional (Figura 2). Os elétrons podem encontrar-se a qualquer distância do núcleo, havendo zonas de maior probabilidade da sua presença. Com um aumento do raio atômico, pode-se dizer que as chances de