A contrução da liberdade em exposição
Parque da Liberdade
16 a 20 de novembro de 2009
Fortaleza – Ceará Negros e Negras do Brasil
A construção da Liberdade em exposição
1. Justificativa
Apresentar e entender “o negro” na nação brasileira é de fundamental importância para a compreensão de uma sociedade mais justa e mais democrática, num país envolto pelo racismo e suas injustiças sociais.
Trilhar os Caminhos da Igualdade Racial contempla fomentar os eixos que permeiam a luta contra o racismo, perpassando pela historia, economia, educação e cultura e negra.
O Governo Federal através da Lei N° 10.639. Inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História Africana e Cultura Afro-Brasileira" e repercute na população brasileira, como um arcabouço para a sistematização de praticas e ações, que objetivam desmistificar as questões étnicas.
O Ceará destaca-se pelas representativas divisas no comércio com os países africanos e pela presença de estudantes em universidades e faculdades cearenses.
A Secretaria de Direitos Humanos na Prefeitura de Fortaleza tem a finalidade de promover e coordenar a Política Municipal de Direitos Humanos, mediante a formulação de diretrizes gerais e a identificação das prioridades que deverão nortear as ações para assegurar os direitos, as garantias e liberdades das pessoas enquanto cidadãs, bem como promover seu efetivo reconhecimento e observância no âmbito do Município de Fortaleza.
Neste contexto, a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – Coppir/Prefeitura de Fortaleza visa com o Projeto “Consciência Negra 2009 – Caminhos para Igualdade Racial” ressaltar a cultura afrobrasileira e africanas, presentes na sociedade cearense, de uma forma plural através de exposições temáticas, oficinas, teatro, musicalidade, cilinária, dança, artes plásticas, religião, sessões de cinema e apresentação de grupos