Quais os fatores historicos ocorreram no anos posteriores à semana de 1922?
· Segunda guerra mundial
· Inicio da contrução do conjunto da Pampunha projeto de Oscar Niemeyer
· Desenvolvimentos dos computares
· Primeira Bienal de São Paulo
· Portinari pinta Murais de Guerra e Paz para a sede da ONU
· Lançamento do primeiro Satélite (Sputnik)
· Inauguração de Brasilia
· Radio Novela
O que desencadeou a semana de 1922, o que se produziu em relação a arte?
O que influenciou a Semana da arte moderna foi a busca de querer mudar, criar uma arte, uma cultura que seja toda brasileira, os artistas buscavam uma identidade própria e a liberdade de expressão. Anita Malfatti desencadeou a Semana, apesar da violenta crítica recebida, reunir ao seu redor artistas dispostos a empreender uma luta pela renovação artística brasileira. Anita realizou a exposição modernista brasileira em 1917 suas obras influenciadas pelo cubismo, expressionismo e futurismo, escandalizaram a sociedade da época. Monteiro Lobato não poupou críticas à pintora, contudo, este episódio serviu como incentivo para a realização da Semana de Arte Moderna.
A Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo, no Teatro Municipal, de 11 a 18 de fevereiro, teve como principal propósito renovar, transformar o contexto artístico e cultural urbano, tanto na literatura, quanto nas artes plásticas, na arquitetura e na música.
Artistas modernistas que surgiram depois da Semana de Arte
Graça Aranha
José Pereira da Graça Aranha nasceu em São Luís do Maranhão, em 1868. Foi escritor e diplomata, um imortal da Academia Brasileira de Letras. Aranha foi um dos organizadores da Semana da Arte Moderna de 1922. Ele é considerado um dos escritores brasileiros do Pré-Modernismo, por causa de sua obra mais importante, o Canaã.
Manuel Bandeira
Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho nasceu em Recife, em 1886. Era professor de literatura, crítico de arte e tradutor. Participou da geração do Pré-Modernismo. Na