A Controladoria Destaca
O novo cenário mundial é caracterizado pela globalização da economia, com competição no plano mundial, acelerado pelo aumento da concorrência, pela necessidade de competitividade em termos de preço e qualidade, pelo crescimento da participação do setor de serviços na economia e pelos avanços da tecnologia da informação que tem como foco o cliente, e induz ao aperfeiçoamento tecnológico e a diversificação de produção.
A Controladoria, ao longo do tempo, desenvolveu-se como órgão administrativo, no qual alguns indivíduos dessa área chegaram a ocupar a presidência da empresa. No entanto, de uma forma mais genérica, o escopo era mais de produtor de informações, controlador dos gastos, com caráter intervencionista, fiscalizador, punitivo, apontador dos “fatos ruins”, das ineficiências e “derrotas” dos gestores, postura esta que não mais atende às necessidades empresariais de gestão do ambiente contemporâneo.
A controladoria pode ser vista sob duas formas; primeira, como órgão facilitador que fornece informações às demais áreas da empresa; segunda, como a área que procura integrar o processo de decisões de cada área com o objetivo da organização.
Segundo Mossimann e Fisch (1993, p.37) “a controladoria consiste em um campo de doutrinas e conhecimentos relativos à gestão econômica.
*A Controladoria destaca-se em qual importante ação em um planejamento tributário?
Planejamento tributária na controladoria é um aspecto muito importante nas organizações em função do impacto que a alta carga tributária gera no resultado econômico e financeiro.
A complexidade do sistema tributário brasileiro, que é composto por um número exagerado de normas atreladas aos diversos tributos cobrados no Brasil, entre impostos, taxas e contribuições, vem gerando uma constante insegurança para as organizações.
Diante destes aspectos, as empresas precisam buscar alternativas concretas e legais que permitam a redução do custo tributário e uma posição de destaque no ambiente