A contribuição dos estudos experimentais na constituição das ciências biológicas
A constituição das ciências biológicas se deve a dois principais fatores, os debates para formulação da teoria evolucionista e aos estudos empíricos realizados por filósofos e estudiosos das ciências naturais, pois este último levou a constituição de muitas áreas essenciais da biologia como anatomia, fisiologia, histologia, entre outras. Desta forma, é devido a estes estudos que as ciências biológicas alcançaram o nível de desenvolvimento atual.
Uma importante contribuição para a formação das ciências biológicas foram as discussões em relação à origem da vida através principalmente, das teorias da biogênese x abiogênese, onde ao longo dos séculos, várias hipóteses foram formuladas por filósofos e cientistas na tentativa de explicar como teria surgido a vida em nosso planeta e até o Sec. XIX imaginava-se que que os seres vivos poderiam surgir de matérias brutas, de forma espontânea, essa idéia há mais de 2000 anos atrás foi proposta por Aristóteles e era conhecida por geração espontânea ou abiogênese. Para mudar essa concepção, o biólogo italiano Francesco Redi elaborou experiências que abalaram a teoria da geração espontânea. Colocou pedaços de carne em frascos, alguns abertos e outros fechados com uma tela, e observou que o material em decomposição atraía moscas, que entravam e saiam dos frascos abertos, depois desta etapa notou o surgimento de alguns vermes deslocando-se e alimentando-se deste alimento em decomposição, e nos frascos fechados as moscas não tinham acesso a este alimento, portanto esses vermes não tinham acesso a este alimento, após alguns experimentos concluiu que a partir daqueles vermes, obtinham-se moscas semelhantes aquelas que se alimentavam da carne em putrefação.
Outra importante contribuição foi o estudo da anatomia que se originou no Egito e em meados do século IV a.C., era ensinada na Grécia por Hipócrates considerado o médico mais importante da