Sistemas operacionais
De 1965 a 1984, foi desenvolvido o sistema operacional Multics, porém o sistema não teve êxito, devido as desavenças entre as empresas e seus autores, Ritchie e Thompson. Após esse fato os dois implantaram o sistema Unics, que posteriormente passou a Unix, este teve várias versões e um potencial comercial surpreendente. Devido a esse fato outras empresas e pessoas se interessaram pelo Sistema para aprimoramento de suas estações de trabalho.
Em 1985, para organizar o trabalho do projeto GNU, o engenheiro Stallman e outros criam a Free Software Foundation (FSF) uma corporação sem fins lucrativos que busca promover softwares gratuitos eliminando restrições à cópia, redistribuição, estudo e modificação do mesmo.
1989 - Um estudante finlandês chamado Linus Torvalds inicia um projeto particular inspirado no Minix de Tanenbaum. Ele queria criar “um Minix melhor que o Minix”. Era um trabalho gigantesco e na prática impossível para apenas uma pessoa concluir, mesmo entendendo muito de sistema operacional. Depois de um certo tempo conseguiu fazer várias coisas funcionarem e reconhecendo que não conseguiria continuar sozinho desenvolvendo o projeto postou uma mensagem numa lista de discussão:
“Você suspira pelos bons tempos do Minix-1.1, quando os homens eram homens e escreviam seus próprios "device drivers"?[3] Você está sem um bom projecto em mãos e deseja trabalhar num S.O. que possa modificar de acordo com as suas necessidades? Acha frustrante quando tudo funciona no Minix? Chega de noite ao computador para conseguir que os programas funcionem? Então esta mensagem pode ser exactamente para você. Como eu mencionei há um mês atrás, estou trabalhando numa versão independente de um S.O. similar ao Minix para computadores AT-386. Ele está, finalmente, próximo do estado em que poderá ser utilizado (embora possa não ser o que você espera), e eu estou disposto a disponibilizar o código-fonte para ampla distribuição. Ele está na versão 0.02... contudo eu tive sucesso