A contribuição das religiões para a sociedade brasileira.
Vanderlei Brandão Alexandre
Prof. Fábio Roberto Tavares
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Teologia (TEO 0101) – Movimentos Religiosos Contemporâneos
03/06/2009
RESUMO
Podemos afirmar que nos dias atuais uma grande parte dos movimentos religiosos pode ser compreendida como resultado da fragmentação de outros grupos religiosos das grandes religiões históricas. Isto ocorre por vários fatores dentre os quais podemos destacar as divergências de pensamentos e interpretações da Bíblia. Neste trabalho vamos falar sobre as contribuições proporcionadas pela diversidade de religiões para com a sociedade brasileira.
Palavras-chave: Religião; Doutrinas; Sociedade.
1 INTRODUÇÃO
No Brasil devemos destacar que a colonização realizada por Portugal influenciou diretamente no modo de vida da sociedade indígena (que já habitava aqui e tinham suas crenças, seus deuses) através dos jesuítas, catequizando os índios. Com o domínio das terras brasileiras os portugueses trouxeram os negros de diversas tribos com diferentes crenças para exercerem uma escravidão em prol da economia da época. Após a abolição dos escravos o sistema econômico brasileiro abriu as portas para os imigrantes que vieram de diferentes países europeus com o intuito de trabalhar nas plantações de café, e também tinham suas religiões. Quando o Brasil se tornou independente da coroa portuguesa, ficaram os povos com suas diferentes crenças para formar a sociedade brasileira que conhecemos hoje. A religião pode influenciar efetivamente o nível de da organização política e econômica, e no Brasil não foi diferente, pois, a modernidade trouxe a sociedade ais opções de religiões e isto com certeza favoreceu as divisões, conforme afirmação de Carlos Steil:
[...] No entanto se compreendermos a religião como formas de crenças e espiritualidades presente na sociedade contemporânea como uma