Gestão de clientes. é possível inovar?
-------------------------------------------------
Gestão de Clientes. É possível inovar?!
Mariana Cristina Silva
Bacharel em Publicidade e Propaganda. Instituto J. Andrade.
Pós Graduada em Engenharia de Vendas. IETEC – Instituto de Educação Tecnológica
Consultora de Vendas – DOX Brasil Comércio de Metais Ltda.
E-mail: marianaotavio@gmail.com
Março / 2010
Introdução
MARINS 2009 comenta que Louis XIV, o Rei da França, (1638-1715) o chamado “Rei Sol”, monarca absolutista, déspota, que dizia “O Estado Sou Eu”, ao verificar que sua carruagem só chegava na hora exata em que ele marcava, certa vez, disse: “J’ai failli attendre” – “Eu quase esperei”. O que isso tem a ver com os dias de hoje? Com a empresa de hoje? Com o cliente de hoje? Com o atendimento de hoje?
O cliente, hoje, se comporta como um Louis XIV que diz: “O Mercado Sou Eu”. E espera que todos venham servi-lo, bajulá-lo, fazer-lhe mesuras e rapapés.Se for mal atendido, o cliente simplesmente “mata” a empresa de sua mente e de suas opções e “manda matar” essa empresa como fornecedora de produtos e serviços para seus negócios. É possível inovar para melhor atender aos clientes?
Conforme GARCIA, 2009 a inovação é um “valor” cada vez mais presente na comunicação institucional das organizações. Inovar é se diferenciar. E a estratégia de inovação é uma ótima ferramenta para vencer em um mercado de intensa competição. De acordo com SANTOS, 2005 “A inovação se transforma em diferencial competitivo quando a empresa apresenta a sua proposta com conteúdo de valor para o cliente e ele não percebe que existe algo igual nos concorrentes.
“Um brinde diferente, uma nova forma de chegar ao cliente, um atendimento personalizado ou de cativá-lo já são exemplos de inovação. Não é preciso buscar sempre inovações extraordinárias. Estamos falando de inovações incrementais, que não mudam a estrutura de uma venda, mas a tornam mais eficaz, geram menos despesas