A contribuição da escola na construção de bons hábitos alimentares desde a infância
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
TAMY CAROLINE RIBEIRO PAULA
PROJETO PEDAGÓGICO
MANAUS - AM
2013
TAMY CAROLINE RIBEIRO PAULA
A contribuição da escola na construção de bons hábitos alimentares desde a infância.
PROJETO PEDAGÓGICO
Trabalho de aproveitamento para a disciplina A criança, a natureza e a sociedade ministrada pelo Profº. Valdemir, no quinto período para o Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Amazonas. Turma 2.
MANAUS- AM
2013
1. Título do Projeto
2 Introdução
Notando as mudanças na estruturação familiar e a necessidade de a educação infantil assumir o papel do cuidar passando a atender crianças de 0 a 6 anos, a LDB precisou se enquadrar a essa nova realidade, em 20 de dezembro de 1996 com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), em seu artigo 29 “a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 6 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”. A educação infantil mantém, a criança em um movimento constante, o que faz com que ela tenha sensações neurológicas, emocionais, sensoriais e estímulos que a desenvolvem e ensinam.
As crianças, espontaneamente, interagem com o meio natural e social no qual vivem e aprendem com o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas as suas indagações. Tendo em vista que a educação infantil é um ambiente permeado por novas descobertas e aprendizagens, é a base da vida, faz-se de suma importância trabalhar a educação alimentar saudável nesse espaço para que bons hábitos alimentares sejam cultivados desde a infância.
Durante os dois primeiros anos de vida, ocorre intenso e rápido desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social. Portanto, práticas