casamento homossexual
Casamento entre pessoas do mesmo sexo, que pode também ser referido como casamento homossexual, casamento gay, homoafetivo ou igualitário, é o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo biológico ou da mesma identidade de género.
Desde 2001, é permitido que pessoas do mesmo sexo se casem em vinte e dois países: Dinamarca, Noruega, Suécia, Holanda, Alemanha, Finlândia, Bélgica, Nova Zelândia, Reino Unido, Andorra, Espanha, Canadá, África do Sul, República Checa, Uruguai, Israel, Portugal, Islândia, Estados Unidos, México, Argentina e França.
A Austrália reconhece casamentos entre pessoas do mesmo sexo apenas se um dos parceiros mudar de sexo após o casamento.
O reconhecimento de tais casamentos é uma questão de direitos civis, políticos, sociais, morais e religiosos em muitos países.
Barack Obama foi o primeiro presidente a apoiar o casamento homossexual.
A primeira menção histórica da realização de casamentos entre pessoas do mesmo sexo ocorreu durante o início do Império Romano.
A Holanda foi o primeiro país a estender as suas leis do matrimónio de modo a incluir casais do mesmo sexo.
Casamento homossexual em Portugal
A Assembleia da República, no dia 8 de Janeiro de 2010, aprovou com 126 votos a favor, 97 contra e 7 abstenções o acesso ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Apesar de aprovada a lei só passou a entrar em vigor a 5 de Junho de 2010.
No debate parlamentar sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo na Assembleia da República, o PS, o PEV, o PCP e o Bloco de Esquerda votaram a favor da legislação, enquanto o CDS-PP e o PSD votaram contra. Deste modo, Portugal passou a ser o oitavo país do mundo a realizar em todo o seu território nacional casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo. A 7 de Junho de 2010 foi celebrado o casamento de Helena e Teresa – o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo. Entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2010, Portugal registou 30.286 casamentos – 277 entre