A Contabilidade e o Processo Decisório nas Organizações
A Contabilidade é um sistema de informação por excelência, uma vez que agrupa dados de natureza econômico-financeira que refletem a riqueza patrimonial e a adequação (ou não) da gestão empresarial.
Um sistema de informação contábil adequadamente estruturado auxiliará sobremaneira o processo decisório que envolva, principalmente, questões financeiras e econômicas, propiciando decisões rápidas, seguras e eficazes, levando as organizações a alcançarem os seus objetivos.
Para ser administrada eficazmente, uma empresa precisa, além de outros fatores externos, de um sistema de geração de informações gerenciais. Sendo assim, os gerentes desejam informações precisas e adequadas sobre custos para tomar decisões estratégicas e conseguir aprimoramentos operacionais. Assim, os gerentes têm segurança quando tomam decisões ou executam qualquer atividade somente se municiados de informações consistentes.
Nesse sentido, a Contabilidade, como sistema de informação, deve estar apta a auxiliar aos gestores no processo de administração dos negócios. Não a Contabilidade normatizada pela legislação fiscal e societária, mas uma Contabilidade que seja capaz de produzir informações que reflitam o valor econômico dos resultados e que possam subsidiar o processo de tomada de decisões.
A Contabilidade caracteriza-se por registrar todas as transações da organização, constituindo-se num grande banco de dados. Os dados contábeis são matérias-primas de informações; portanto, não basta possui-los, é necessário que eles sejam tratados, para que gerem informações úteis e representem um instrumento gerencial para o processo decisório, sendo assim, a Contabilidade, na sua condição de ciência social, cujo objetivo é o patrimônio, deve buscar, por meio da apreensão, quantificação, classificação, registro, eventual sumarização, demonstração, analise e relato das mutações sofridas pelo patrimônio da entidade particularizada, a