A contabilidade analitica
Atualmente as organizações estão inseridas num sistema que encontra-se formado por incontáveis transformações e mudanças de vária ordem, como: Política, econômica, social, cultural e tecnológica, que ocorrem de forma dinâmica e por vezes, imprevisível. Tal cenário exige das empresas uma resposta rápida e adequada a este contexto.
Diante deste cenário, há necessidade de se tomar decisões que sejam pautadas em informações consistentes e precisos sobre o problema em questão.
Já na complexidade das organizações, frente á competitividade imposta pelo mercado, o processo decisório torna-se uma questão de sobrevivência, tanto para questões na área operacional, tática ou estratégica. É importante uma correta tomada de decisão, e a utilização de mecanismos e ferramentas de auxílio na atividade dentro das organizações.
As decisões são escolhas tomadas com base em propósitos, são ações orientadas para determinado objetivo e o alcance deste objetivo determina a eficiência do processo de tomada de decisão.
1.1 Conceito de organização
Organização é uma palavra originada do grego “organon” que significa instrumento, utensílio, órgão ou aquilo com que se trabalha. De um modo geral organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos.
Existe vários tipos de organização. Podemos falar de organização escolar, organização empresarial, organização pessoal, organização de eventos, organização doméstica, etc. Em todos esses tipos de organizações, o sentido de organização se baseia na forma com que as pessoas se inter-relacionam entre si, e na ordenação e distribuição dos diversos elementos envolvidos, com vista a uma mesma finalidade.
Recorrendo ao conceito clássico (ver Escola Clássica), podemos definir qualquer organização como um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente mas de forma coordenada e controlada, atuando num determinado contexto ou