AMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL
INTRODUÇÃO
A abertura ou a manutenção de atividades produtivas demandam do empreendedor ou do executivo uma atenção significativa a diversos fatores, em especial, os originários do ambiente exterior.
O ambiente exterior possui a condição de influir na condução da entidade, identificando que não basta a organização contar com capital, capacidade produtiva e estrutura gerencial compatível com suas necessidades se não houver o conhecimento pleno do mercado em que atua, não somente no tocante aos consumidores e fornecedores, mas também nas particularidades que podem afetar o desempenho da empresa.
Entre essas particularidades, para exemplificar, há a oscilação da economia que, dependendo da forma como for considerada pela empresa, pode resultar em oportunidades de crescimento assim como também comprometer a capacidade de liquidez da entidade, dificultando a manutenção de suas atividades.
Para se ter uma noção mais ampla sobre o ambiente exterior, a Contabilidade tem a condição de efetivar análises relevantes para os gestores, colaborando para que compreendam a situação vigente e tenham uma margem mais segura para fundamentar o processo decisório.
Nesse sentido, o conhecimento acerca deste ambiente é fundamental, sobretudo quando a empresa tem a intenção de consolidar seu posicionamento no setor de mercado que atua, como também manter sua competitividade e vislumbrar oportunidades de crescimento.
Contudo, quando o ambiente exterior não é devidamente considerado, a possibilidade da empresa falir é significativo, evidenciando que a atenção gerencial necessita não se limitar a perspectiva produtiva e gerencial, mas também aos fatores externos que influem no seu desempenho econômico e patrimonial.
O ambiente exterior é composto pelo ambiente de negócios, que compõem do espaço onde a empresa está inserida, influindo significativamente no seu desempenho organizacional, demandando um conhecimento mais profundo para que possa ser compreendida a