Contabilidade Gerencial
Clara Beatriz Lopes Santo ¹
Francielly de Oliveira Costa ²
Livia Maria Rodrigues de Oliveira ³
1. INTRODUÇÃO
Diante do atual cenário competitivo que se encontram as organizações torna-se cada vez mais essencial e importante adotar meios que facilitem uma gestão especializada. Muitas empresas decretam liquides por enfrentarem dificuldades financeiras advindas de decisões errôneas por falta de conhecimento e ainda falta de planejamento. A contabilidade Gerencial entra com um papel fundamental na vida das organizações, tendo como objetivo fornecer informações úteis, precisas e em tempo hábil preenchendo assim as lacunas e dando ao administrador todo o respaldo necessário para o processo decisório.
O presente artigo pretende demonstrar a importância de ter e utilizar uma contabilidade gerencial como uma ferramenta eficaz na tomada de decisão, visto que as organizações precisam ser certeiras nas suas decisões para sobreviverem e se manterem no competitivo mundo dos negócios.
PALAVRAS CHAVE: Contabilidade Gerencial, Processo Decisório, Organizações.
¹ Graduanda em Administração Pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
² Graduanda em Administração Pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
³ Graduanda em Administração Pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
2. REFERÊNCIAL TEORICO
2.1 - CONTABILIDADE
Para que possamos ter uma melhor compreensão sobre a contabilidade gerencial, faz-se necessário anteriormente entender o que é contabilidade. De forma bem objetiva podemos dizer que contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, visando demonstrar, analisar e controlar a situação econômica financeira das organizações, como também fornecer informações de relevância a cúpula administrativa para auxiliar no processo decisório. Para Ribeiro (2003, p.19) “a contabilidade é uma ciência que