A construção do Projeto Político Pedagógico
O Projeto Político Pedagógico Constitui-se em um documento produzido como resultado do diálogo entre os diversos segmentos da comunidade escolar a fim de organizar e planejar o trabalho administrativo-pedagógico, buscando soluções para os problemas diagnosticados. O PPP, além de ser uma obrigação legal, deve traduzir a visão, a missão, os objetivos, as metas e as ações que determinam o caminho do sucesso e da autonomia a ser trilhado pelas instituições escolares.
Tem como princípio orientar a aprendizagem de qualidade para todos os alunos, pressupõe uma concepção de sociedade justa e democrática, visando formar alunos críticos, participativos, criativos e responsáveis em uma escola transformadora e autônoma. Formando assim um cidadão crítico com a sua dimensão política, pressupondo uma formação voltada para um determinado tipo de sociedade. É necessário garantir na escola formas de estimular a participação de todos, garantindo transparência nas decisões.
A democracia implica em uma possibilidade de participação do conjunto dos membros da sociedade em todos os processos decisórios que dizem respeito á sua vida cotidiana, ou seja, em casa, no trabalho e principalmente nas Escolas. O projeto político-pedagógico tem como condição necessária para sua efetivação a participação coletiva e a problematização da realidade. Podemos acreditar na sua materialização por meio de reuniões pedagógicas, provocando questionamentos diversos para o encaminhamento de transformações futuras e a consolidação de ideais.
A construção do PPP é formada pelo Gestor administrativo da escola, Pelos Professores e comunidade, sendo assim todas as instituições se posiciona em relação as suas visões de mundo, homem e sociedade, momento da contribuição coletiva para a melhoria da escola, onde as idéias são sistematizadas, onde são expressadas o sentido do trabalho e a idealização das perspectivas futuras, intencionado a realidade para