A construção das políticas sociais no brasil
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Nesse trabalho vamos analisar de forma plena como foi o inicio da construção das políticas sociais no Brasil, que se deu no ano de 1930, que teve como seu objetivo à luta dos trabalhadores para garantia de direitos sociais e trabalhistas. Assim, discute os principais traços e tendências das políticas sociais brasileiras observando suas transformações no cenário de desenvolvimento econômico e político do país.
2 DESENVOLVIMENTO
O inicio da construção das políticas sociais no Brasil se deu no ano de 1930, que teve como seu objetivo à luta dos trabalhadores para garantia de direitos sociais e trabalhistas, pela Vinculação com o trabalho, se estruturou em função da inserção na estrutura ocupacional e do acesso a benefícios vinculados a construção passadas.
Assim o capitalismo aqui instalado e a atuação regulatória do Estado no campo trabalhista não visaram universalizar o fenômeno do assalariamento formal, tornando incompleto o processo civilizatório de um capitalismo minimamente organizado, como política de estado. Ate então não tinha no Brasil uma classe trabalhadora organizada como classe, mais tinha trabalhadores de setores específicos de serviço social e também a assistência social, que era desenvolvida por instituições religiosas e por membros da sociedade.
O primeiro marco da política social brasileira foi a lei Eloy Chaves (Decreto n. 4.682, de janeiro de 1923), que vai lançar as bases de financiamento das políticas sociais destinada ao trabalhador assalariado, uma legislação precursora de um sistema público de proteção social com as Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPs). Mas, é na primeira metade dos anos de 1930, que a questão social se inscreve no pensamento