A construção da Sociologia da Educação
CAMPUS RIO MARATAOAN – BARRAS – PIAUÍ
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA – SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PROFª: MARILIA TELES
BLOCO I
A CONSTRUÇÃO DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PARA A COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLA
(Resenha)
Girleno Silva Oliveira
BARRAS/PI
NOVEMBRO / 2014 A ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO SOCIAL
Pensar a escola na perspectiva da Sociologia da Educação implica, em primeiro lugar, que pensemos sobre a relação entre educação, escola e sociedade. Tomemos como ponto de partida uma das mais brilhantes definições de educação que temos na literatura pedagógica brasileira, ainda que de conteúdo muito mais filosófico do que sociológico. Para compreender melhor esta definição de educação como um processo histórico e social de formação humana, tomemos como referencial os escritos de Marx (1993) no mais importante de seus textos sobre a concepção de homem: os Manuscritos Econômicos e Filosóficos.
Então, se os seres humanos, para serem humanos, necessitam de um processo de humanização, histórico e social de formação humana – de educação –, a educação tem como objetivo realizar esta tarefa.
Nos humanos precisamos ser humanizados nascemos puros de compreensão. A educação vai ser a base para fazer o homem se humanizar, ou seja, fazer com que ele tenha uma compreensão de mundo, da sociedade que ele esta inserido. O papel da educação no meu ver vai fazer com que o individuo consiga distinguir o certo do errado dentro do contesto da sociedade.
Nesse sentido, também merece destaque o processo de preparação para o trabalho a que eram submetidos os jovens aprendizes de ofícios nas sociedades pré-industriais como os apresentados por Enguita (1989).
De acordo com a autora citada à cima, podemos buscar a tese de que a escola, tal como a conhecemos hoje, é uma instituição social nova, moderna.
Na historia da humanidade podemos constatar que a família era a principal responsável pela educação dos jovens. Esse era