A constituição da vida dos povos
UBERABA-MG.
2014
RELATÓRIO SOBRE AS AULAS MINISTRADAS.
AULA 01 – 14 de Agosto de 2014.
A matéria ministrada na aula do dia 14 de Agosto de 2014, foi sobre as ideias de política e humanidade. Nessas questões observamos as características fundamentais, semelhanças, diferenças e a visão sistêmica.
Aprendemos nesta mesma aula, a Grécia Antiga e sua origem.Observando os bem-nascidos que eram as autoridades políticas, sociais e religiosas; os agricultores e os bárbaros. Vimos também sobre Dracon e Bobon, o primeiros nomotetas(criadores de leis), sobre a divisão social e o início da argumentação jurídica pública.
Foi falado ainda, sobre a pólis(cidades) e suas primeiras organizações que representavam o coletivo, o sociável; e os idiotes que eram as pessoas que levavam a vida de forma individual, com interesses próprios. Com isso, foi mostrado que uma cidade só é feita de pessoas que participam da vida social, e em meio a essa vida e organização, é que se constitui o princípio de política.
Comentários:
Alfredo Nicácio -> Nesta aula foi apresentado o conteúdo programático da matéria, sendo que o professor abrangeu o conceito e entendimento sobre a política na sociedade antiga, como se estabeleceu, quando e onde; ainda mais, mostrou os ideais sociais e políticos que eram pregados naquela época. Sendo que a ideia de política partia de um pressuposto de que era a administração da polis, de modo coletivo, mas mostrando que as cidades eram constituídas por pessoas e que fundado naturalmente e por necessidade de progressão essas leis naturais foram submergidas para um plano formalizado.
Fernando -> Podemos perceber nesta primeira aula, que foi um tanto quanto introdutória, as semelhanças e diferenças na política. As semelhanças e diferenças na humanidade, assim como nas questões pessoais, na crítica. Foi exposta a prática do solipsismo, que é a concepção filosófica de que, além de nós, só existem as nossas experiências.