A Conquista da Paraíba
No decorrer de onze anos, quatro expedições foram feitas pra a conquista da Paraíba, a primeira expedição data de 1574 quando o rei era Dom Sebastião.
Ao tomar conhecimento do massacre realizado pelo Cacique Inigaçú em Tracunhaém , de imediato determinou que o Governador Luiz de Brito se pusesse à frente de uma expedição e fosse ocupar à Paraíba e que implantasse uma cidade fortificada para defesa da nova Capitania, e para dar imediato cumprimento as ordens recebidas uma vez que por motivos urgentes que prendiam à Bahia, ele não podia seguir para a Paraíba, Luiz de Brito designou o Ouvidor Geral Fernão da Silva que estava de partida para uma correição em Pernanbuco que o mesmo devia reunir tropas e seguir para à Paraíba, onde os índios estavam em estado de guerra na Capitania de Itamaracá colocando desssossego os seus moradores pelas suas agrecividade.
Fernão da Silva ao chegar em Olinda imediatamente reuniu um grupo de soldados e alguns voluntários resolutos e marchou para a conquista da Paraíba disposto a castigar os potiguares e seus aliados franceses pelo caminho transitável entre Olinda e Igaraçu de onde seguiram por apertadas trilhas dos índios nas terras assolaradas de Itamaracá e que a expedição chegou à margem direita do rio Paraíba onde o gentio observando a movimentação da tropa de Fernão da Silva e o não usou fazer-lhe frente.
Preferindo se refugiarem nos matos ao abandonar suas aldeias e roçados que foram queimados e destruídos pelos homens de Fernão da Silva que após o sucesso alçando, imediatamente rumou para Cabedelo na foz do rio Paraíba ondetomou posse da Capitania em nome do rei de Portugal D. Sebastião com todas as solenidades do estilo com lavratura de um termo judicial. Assim deste modo estava conquistada à Paraíba no entender do Ouvidor Geral Fernão da Silva.