filosofia na politica
R: Essa afirmação foi com base no sentido etimológico da palavra, dada pelo filosofo Bertrand Russell, em outras palavras o individuo que detém esses meios tem a capacidade de exercer determinada influência ou domínio e, por seu intermédio, alcançar os efeitos que deseja.
2. Interprete a alegoria da caverna do ponto de vista político.
R: A alegoria da caverna está relacionado ao fato de os políticos deixarem transparecer apenas o que lhe convém, mostrando a população apenas as “sombras” o que eles querem que o povo acredite, sendo muito improvável que o povo chegue a ver a “luz” ou seja a verdade real
3. O que é maquiavelismo e por que esse mito não se aplica a Maquiavel?
R: Na linguagem comum, chama-se pejorativamente de "maquiavélica” a pessoa sem escrúpulos, traiçoeira, que para atingir seus fins, usa da mentira e da má fé. Para entender melhor o pensamento de Maquiavel é preciso desfazer esse mito! Segundo Rousseau, a real intenção de Maquiavel seria o desmascaramento das práticas despóticas, ensinando, portanto, o povo a se defender dos tiranos.
4. Que fatos contribuem para que se tenha uma visão negativa da Política? Comente.
R: A impunidade pelos crimes daqueles que se encontram no meio político, como roubar e ainda assim ter privilégios e não ter um julgamento real, a corrupção em grande escala que , sempre os corrompidos ficam impunes de seus atos desleais.Os políticos ao invés de terem respeito, profissionalismo, e interesse publico, “sofrem” de ganância excessiva fazendo com que a politicagem se atravanque constantemente com a corrupção, dando a impressão de que são a mesma coisa,apesar de sabermos que não é.
5. Quais foram os tipos de governo existentes no Brasil? E o que significa cada um?
R: Democracia
É o tipo de governo mais comum no Ocidente. Nas democracias, todas as pessoas em um país podem votar durante as