A conquista da América pelos europeus
A apropriação das terras americanas pelos europeus Motivados pelas riquezas e pela possibilidade de desenvolvimento comercial, os europeus (portugueses, espanhóis, ingleses, franceses e holandeses) chegaram, no final do século XV e nos anos iniciais do século XVI, ás terras que se tornariam a América.
Nessa época, o comércio já era a principal atividade econômica na Europa, a grande fonte geradora de riqueza material e de poder para os comerciantes e para os reis. Vivia-se aí a organização social e econômica da sociedade chamada de capitalismo comercial ou mercantil.
Quando os europeus chegaram, essas terras já eram habitadas por povos autóctones, ou seja, nativos. Por acreditarem, de início, terem chegado ás Índias, passaram a denominá-los de índios.
Segundo alguns estudiosos, nessa época havia cerca de 15 milhões de nativos vivendo nas terras americanas; outros afirmam que a população era bem maior ¬¬¬– 70 a 80 milhões. Como se vê, há controvérsia a respeito desses dados populacionais.
No século XVII, cerca de um século depois da chegada dos europeus, as terras conquistadas e transformadas em colônias já cobriam vastas extensões do continente.
Os povos nativos
Ao tempo da chegada dos europeus na América, os povos nativos apresentavam grande diversidade cultural. Esses povos, denominados de pré-colombianos (que habitavam estas terras antes da chegada de Cristóvão Colombo) ou de ameríndios (indígenas da América), podem ser agrupados em três tipos de sociedade:
• Complexo, com produção agrícola excedente: asteca, maia e inca;
• Agrícola, com produção destinada á subsistência: tupi-guarani, aruaque, caraíba, araucana, entre outros;
• Coletora e caçadora: jê, botocudo, patagão, comanche, cheyenne, inuíte, entre outros.
• A conquista da América Quando falou em conquista estamos falando em dominação, em poder do superior para o inferior, e é isto mesmo que aconteceu com os povos da América no século XV pelos