A condição infantil
A criança nos dias de hoje ocupa um papel importante na família, tem seus direitos assegurados pelo Estado, muito diferente de outra época já mencionada por Batinter (1985).
O aleitamento materno é condição de extrema importância para o desenvolvimento saudável da criança e esta tem sido a abordagem mais frequente em relação à amamentação. No entanto além do valor nutricional dessa prática é importante no desenvolvimento de vinculo afetivo entre a criança e a mãe. Por isso a importância dos profissionais de saúde estar aptos a orientarem e apoiarem o ato de amamentar
A partir dessa pesquisa foi possível conhecer a representação social que mulheres e homens, pacientes do hospital regional têm da amamentação. Onde ambos reconhecem a importância desse prática para o bebê mas também não refletem como isso ocorre no seu dia a dia, e a importância de que essa prática seja transferida entre as gerações.
.A forma como se percebe a amamentação está relacionada às vivencias no seio familiar e a herança cultural. Aquelas que tiveram a experiência de serem amamentadas e que tem em sua família apoio e incentivo ao aleitamento materno trazem aspecto muito mais emocional, como a categoria vínculo afetivo. No entanto há outras situações em que as experiências remetem principalmente para questão biológica representada nas categorias; desenvolvimento da criança, prevenção de doenças, nutrição e saúde.
No processo de análise dos dados verificou-se a importância de uma nova pesquisa para conhecimento da representação e transferência cultural da amamentação entre as gerações