Lúdico: condição essencial para o desenvolvimento infantil
RESUMO
Este artigo objetivou discutir o significado do lúdico no que se refere ao grande apoio ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças na educação infantil e atuação do educador. Teve ainda como finalidade analisar a repercussão do ato de brincar na prática pedagógica em beneficio da formação do aprendizado da criança. Desta forma, este estudo vem ao encontro da valorização da brincadeira, do brincar, como forma de edificar o desenvolvimento infantil e o processo de ensino aprendizagem. Tem-se como certa a concepção do trabalho pedagógico na educação infantil centrado no lúdico, com brincadeiras que provocam interações e medições educativas, favorecendo a construção de conhecimentos ricos em expressões, diálogos, interações e comunicação.
Palavras chave: Lúdico. Desenvolvimento. Aprendizagem. Brincar.
1 INTRODUÇÃO
Na pesquisa por um tema que pudesse aguçar a curiosidade optou-se pela necessidade de uma compreensão do lúdico como forma de educar a criança. Sabe-se que o ato de brincar, como produção histórica e social, no atual contexto do crescimento das cidades e com a tecnologia imposta pelos novos tempos, tem sido influenciado pela complexidade da contemporaneidade. Considerando que o brincar é uma dos fatores mais importantes na infância, decidiu-se proceder a uma pesquisa sobre tão instigante assunto, levando em conta que o brincar faz parte da vida da criança.
Percebe-se, na rotina das escolas, que a preocupação é cada vez maior em oferecer conteúdos formalizados, deixando de lado os aspectos lúdicos. O mundo do faz de conta, as imitações dos adultos, os brinquedos improvisados, a interação gerada pelas brincadeiras, sempre fizeram parte das observações, as quais servem para que seja desenvolvido este estudo.
As observações levam a entender que, por meio da brincadeira é que a criança cria seu sentido de mundo e passa a compreendê-lo. É por seu intermédio que a