A condição humana
1.
TRABALHO ONTOLÓGICO
Para a sociologia, Trabalho é o intercâmbio orgânico com a natureza. Trabalho é o processo para a satisfação das necessidade s, sendo que todos os seres vivos realizam trabalho.
Trabalho Humano é o processo para a satisfação das necessidades humanas, físicas , emocionais e sociais.
O trabalho é o ato fundante da história humana e do próprio ser humano, pois é onde aplica e desenvolve toda sua potencialidade, conquistando todos os seus níveis de inteligência, de capacidade motora, de capacidade cognitiva, de capacidade criativa e de socialização (imitação, aprendizagem, educação e transmissão de informações, comportamentos, ideais, valores, medos e desejos). O Ser Humano é o único que se transforma ao transformar a natureza . No processo de objetivação, necessariamente, conscientemente ou não, há juntamente com a transformação da natureza a transformação do indivíduo e da sociedade, afinal, ao término do processo de objetivação, apresentam-se novos conhecimentos, novas habilidades e novas necessidades, novas possibilidades, nova realidade e todo este novo conjunto de materialidade, conhecimento e necessidades é transmitido de geração para geração via socialização.
Tomando, por exemplo, a diferença essencial no trabalho da melhor das abelhas e do pior dos arquitetos, tal qual proposto por Karl Marx (2001 ): o trabalho das abelhas é apenas uma ação proveniente do saber geneticamente prese nte em cada uma dessas abelhas. Elas transformam a natureza, mas não interagem com ela. Suas ações não as modificam. Muito diferente é o trabalho do arquiteto (assim como de qualquer outro ser humano) que não só modifica a natureza com suas ações, como também, transformando -a, transforma a si mesmo, pois aprende com o processo de objetivação e reflete (no processo de ideação) a partir de um novo objeto, fruto de seu trabalho que gera novas tecnologias, novas condições intelectuais, mentais e valorativas.
2