A comunicação na segurança no trabalho
A Segurança Higiene e Saúde no Trabalho (SHST) visa manter a integridade física e mental dos trabalhadores e a sua abordagem nas empresas tem procurado o cumprimento dos requisitos legais aplicáveis, sendo regulada pela intervenção do Estado. Este tipo de abordagem torna-se muitas vezes redutora e os objectivos alcançados, muitas vezes não permitem a execução das operações em condições de segurança ideais que garantam a segurança e saúde de todos os colaboradores de uma dada organização.
As actividades de Segurança no trabalho, para serem devidamente eficazes, devem estar articuladas e integradas com os métodos de trabalho e de produção, no conjunto das actividades da empresa e a todos os níveis da hierarquia, para acompanhar as mudanças rápidas das condições, processos e organização do trabalho, devidas principalmente ao progresso tecnológico e à pressão da competição, sendo necessária a existência de um Sistema de Gestão da Higiene e Segurança no trabalho.
Para maximizar os benefícios, é essencial envolver todos os colaboradores da organização, independentemente das suas funções e posição hierárquica, na fase de projecto e implementação de um sistema de Segurança e Higiene no Trabalho de forma que todos sintam o sistema como obra sua.
Esta abrangência requer a reestruturação de procedimentos e reorganização de recursos quer técnicos quer humanos. Considerando que um sistema de comunicação desempenha uma alavanca fundamental num processo de mudança comportamental das organizações e dos indivíduos que as integram, facilmente se constata a importância da comunicação interna no sucesso de um sistema de gestão de SHST, na transmissão de instruções, procedimentos, na percepção de riscos, implementação do sistema, monitorização e revisão para garantir a melhoria contínua do sistema assegurando que este se mantenha ajustado à realidade da organização e meio em que se insere produzindo resultados eficazes em prol da melhoria das