Dicas e curiosidades sobre o sistema nervoso
O Sistema Nervoso é formado por tecido muito delicado e complexo: o tecido nervoso. Está dividido em Sistema Nervoso Central, Sistema Nervoso Periférico e o Sistema Nervoso Autônomo.
O Central compreende o Encéfalo e a Medula; o Periférico, os Nervos Cranianos e Raquidianos e o Autômo subdivide-se em Simpático e Parassimpático.
O Parassimpático na sua quase totalidade, é representado pelo nervo Vago, que inerva todas as vísceras até o intestino grosso na sua parte mais alta, mais ou menos. Tem uma ação moderadora.
O Simpático constitui-se por uma cadeia de gânglios e nervos próximos à coluna vertebral, denominada Tronco Simpático. Sua ação é excitadora.
Tomando por exemplo o sistema circulatório, se, por qualquer circunstância, predominar a ação do simpático, o coração baterá cada vez mais rápido (taquicardia), podendo caminhar para uma insuficiência de oxigenação e infarto. Se, pelo contrário, sobresair a ação do Vago (Parassimpático), ele baterá cada vez em rítmo mais lento, podendo chegar até à completa paralização.
O Vago e o Simpático funcionam com um antagonismo que mantém o equilíbrio interno, automaticamente, equilíbrio esse que é a saúde.
Para cada fato que ocorra há uma solução própria, uma reação, uma resposta especial, proveniente do cérebro para o ponto do organismo em que o fato ocorreu. Por exemplo, no caso de ferimento na ponta de um dedo da mão esquerda, a notícia vai diretamente ao cérebro e este responde também diretamente para essa região, reagindo segundo as conveniências e circunstâncias próprias do momento.
Ainda dentro do Sistema Nervoso podem ser estudados os órgãos cujas funções é a captação dos estímulos do meio ambiente, órgãos da sensibilidade especial, que são: visão, audição, tato, gustação e