Assessoria
Postura: Fernando Henrique Cardoso iniciou a entrevista tranqüilo e seguro. Porém, conforme o assunto foi ficando mais sério, ele demonstrou insegurança ao falar de assuntos como corrupção em seu governo e de sua interferência em ações durante seu mandato. Além de gaguejar em alguns momentos, também entrou em “confronto” com o entrevistador para conseguir se impor.
Dicção: O entrevistado começou bem a entrevista, mas conforme a entrevista foi ficando mais séria e as perguntas mais ásperas, acredito que por conta do nervosismo, a dicção do ex-presidente foi piorando. Isso se agrava pelo fato da entrevista ser em inglês, embora ele domine a língua.
Trajes: O ex-presidente está vestido formalmente, com cores discretas e que se adéquam bem ao cenário do programa, sem causar nenhum desconforto visual.
Linguagem corporal: O entrevistado apresenta nervosismo e insegurança no que diz respeito a sua linguagem corporal. Olhar nervoso, ombros caídos e constante negação com a cabeça entregam a falta de segurança do ex-presidente ao tratar de determinados assuntos.
Conhecimento da matéria: Embora conhecesse o assunto que estava sendo tratado, Fernando Henrique Cardoso deixou-se dominar pelo entrevistador que parecia conhecer o assunto e ter mais dados que ele. Como ex-presidente, ele deveria ter total domínio do assunto, que era o seu próprio governo.
Comportamento geral: O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deixou a desejar na entrevista ao programa Hard Talk. Embora tenha iniciado bem a entrevista, não conseguiu manter uma postura calma e segura quando a entrevista ficou mais áspera. Deixou-se levar pelo nervosismo, demonstrando insegurança e sendo grosseiro em alguns momentos. Era importante que ele conseguisse impor-se de uma maneira mais educada, que disfarçasse seu nervosismo, que é normal em uma situação dessas. Porém, como ex-presidente e como uma