A comunicação ao longo do tempo
O tema da comunicação ganhou nos últimos anos uma grande relevância, devido a necessidade dos seres humanos expressarem seus sentimentos e idéias, mobilizando a atenção de intelectuais que preocuparam-se em entender os processos comunicativos desde o seu surgimento ao seu desenvolvimento no século XXI.
Segundo John B. Thompson (2002), “um dos aspectos mais salientes da comunicação é que ela acontece numa escala cada vez mais global”, isso ocorre devido ao fenômeno da globalização que diminuiu as distâncias entre as nações e indivíduos, possibilitando a troca de informações em frações de segundo.
É com base nessas informações que iremos analisar todo o processo comunicativo.
DESENVOLVIMENTO
1. Origem da comunicação
1.1. Surgimento
A comunicação surgiu a milhões de anos atrás, devido à necessidade do homem primitivo de transmitir informações, já que viviam em grupos e precisavam de técnicas para se proteger, caçar e dividir comidas. Na idade das cavernas era bastante rudimentar, feita através de gestos, gritos e posturas, assemelhava-se muito com os demais animais que não possuíam capacidade racional.
Com o decorrer dos anos, o homem aprendeu a relacionar objetos e seu uso, a criar ferramentas para caça e conseguiu transmitir para gerações futuras, surgindo assim uma forma simples e primitiva de linguagem.
Através do constante movimento, a comunicação adquiriu formas mais evoluídas, facilitando não apenas a comunicação entre o grupo, e sim com os demais grupos.
Uma das mais antigas civilizações do mundo, os sumérios, desenvolveram a primeira língua que se têm testemunhos gráficos, a escrita cuneiforme, que consiste na impressão dos caracteres sobre uma base de argila que era endurecida com a exposição ao fogo, isso permitiu a elaboração de uma extensa atividade literária.
Esse tipo de escrita também era utilizada pelos egípcios que posteriormente criaram os hieróglifos, ou escrita sagrada, no qual utilizava