interior da terra
Monografia apresentada à Fundação Presidente Antônio Carlos - UNIPAC/ Conselheiro Lafaiete, como requisito parcial da disciplina Métodos para Normatização dos Trabalhos acadêmicos.
Orientador: Prof. Msc. Thiago Cristian Nunes
CONSELHEIRO LAFAIETE
2012
SUMáRIO
(atualizar manualmente os subtítulos)
1 INTRODUÇÃO
A tentativa de explicar o que existe no interior da Terra se arrasta há séculos, fato que instiga a classe científica a pesquisar cada vez mais. O desprovimento de informação e dos mecanismos contidos no interior é tão modesto que, até pouco tempo atrás, o homem conseguia apenas relacionar as erupções vulcânicas com o afloramento de lava e que esse material extremante quente era oriundo do subsolo. Entretanto mesmo com essas dificuldades, o homem conseguiu identificar as camadas, contidas no planeta, fato possível em razão ao uso de equipamentos sofisticados que medem vibração no interior da crosta terrestre, chamadas de ondas sísmicas. Com a observação delas se realiza a identificação das distintas e materiais encontrados no subsolo. Portanto foi identificado que a Terra tem uma estrutura interna com diferentes camadas de materiais rochosos que foram divididos e classificados de acordo com dois modelos, o Estático que classifica a terra em Crosta, Manto e Núcleo descobertos pelas análises das ondas P e S, e o Dinâmico que distingue o interior da terra em Litosfera, Astenosfera, Mesosfera e Induzirá. Assuntos estes que serão abordados ao longo do trabalho.
MÉTODOS DE ESTUDO DO INTERIOR DA TERRA
Métodos Diretos: Observação da superfície visível, exploração de jazidas minerais, materiais emitidos pelos vulcões e sondagem.
Métodos Indiretos: Geofísica (Planetologia e Astrogeologia, Geomagnetismo, Geotermismo e Sismologia).
Métodos Diretos: Observação da superfície visível, exploração de jazidas minerais, materiais emitidos pelos