A complexidade do conceito pessoa
A Complexidade do conceito pessoa
Conceito de pessoa: a pessoa não é uma coisa, ou um objecto, um meio para a satisfação dos fins ou desejos dos outros.
O caracter consciente das decisões que toma e a responsabilidade assumida pelas palavras proferidas e actos realizados são características de ser pessoa. É na finalidade que cada homem busca que podemos encontrar uma definição do conceito pessoa.
Ser pessoa é ser único, é ter dignidade é assumir a responsabilidade pelos seus actos do que se diz e do que se faz.
Na psicologia personalidade designa o conjunto de esquemas que organizam o comportamento de um individuo em concreto; uma pessoa.os principais traços que caracterizam a “pessoa” são: * Dignidade absoluta, uma vez que não pode nem deve ser usada como um meio para um fim. * Singularidade na medida em que é única e se distingue das demais pessoas. * Juízo critico, rejeitando o que é mau ou negativo construindo um mundo melhor * Liberdade e autonomia, já que pensa pela sua cabeça e rejeita manipulação * Abertura, saindo para fora de si, disponibilizando-se sem nada esperar em troca. * Compromisso:, sem indiferença, tomando sobre si desgostos, tarefas e alegrias dos outros * Proximidade, o amor, amizade e simpatia que deseja o bem do outro e da sem nada pedir
Pessoa Vida e Teatro.
Os traços caracterizadores do “ser pessoa” ditos anteriormente permitem perceber que a pessoa é a fonte,raiz de toda a acção ética.qualquer acção ética implica o assumir da nossa autonomia espiritual buscnado a justiça e a verdade, a salvaguarda da nossa integridade lutando para não nos deixarmos possuir pelo o que possuímos, a transformação do que nos acontece em sabedoria, procurando sempre ser melhores, assim a pessoa esta ligada aos conceitos de liberdade e responsabilidade, ou seja a capacidade de cada um responder pelos seus actos.
A palavra pessoa tem sua raiz na palavra latina persona que vem de personare, palavra designativa de