A complexibilidade da educação ambiental
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUAS REFLEXÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
TCC- Trabalho de Conclusão de Curso – apresentado à faculdade IAD - UNIUBE, como requisito para Licenciatura Plena em Geografia e Educação Ambiental.
UNIUBE - IAD
Dedico este trabalho à minha família, em especial meu padrinho, amigos, professores que contribuíram para que meu futuro tenha sentido, que me proporcionaram conhecimento, que me tornaram uma pessoa melhor.
AGRADECIMENTOS
- A Deus, que me deu força e persistência, apesar das adversidades do cotidiano;
- A meu padrinho Alfredo Broetto Júnior, que me proporcionou a oportunidade de ser uma profissional melhor;
- A minha família que sempre me acompanhou nos bons e maus momentos;
- Aos professores e palestrantes das oficinas e seminários, que participaram desta jornada rumo ao conhecimento;
- A preceptora e amiga Iraceli Fachetti, que fez parte e me ajudou a realizar este objetivo de vida, sempre atenta, dedicada, compreensiva e disposta a ajudar;
- Ao preceptor José Augusto de Araújo Pires, que participou da realização e concretização deste curso e que me proporcionou muitos momentos de aprendizagem significativos e relevantes.
RESUMO
A reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, envolve uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental. A produção do conhecimento deve contemplar as inter-relações do meio natural com o social, incluindo a análise dos determinantes do processo, o papel dos diversos atores envolvidos e as formas de organização social que aumentam o poder das ações alternativas de um novo desenvolvimento, com ênfase na sustentabilidade socioambiental. A necessidade de uma crescente internalização da questão ambiental demanda um esforço em fortalecer ações integradoras que centradas no desenvolvimento, estimulam uma reflexão sobre a