Tiro Ao Pombo PLANO DE TRABALHO SOCIAL 1
Apresentação
Esse documento tem como finalidade apresentar proposta do Plano de Trabalho Social, a ser desenvolvido como parte do PDLI – Plano de Desenvolvimento Local Integrado e do PSI – Projeto de Saneamento, no âmbito do PAT-Prosanear a ser implantado na Favela Tiro ao Pombo, zona Norte da Capital, escopo do trabalho do Consórcio Diagonal Sondotécnica, contrato pela SEHAB – Secretaria Municipal de São Paulo.
Introdução
A complexibilidade dos problemas das comunidades de baixa renda que integram a região metropolitana de São Paulo, particularmente aquelas que são objetos de ações do PAT-Prosanear, devem inicialmente, ser reconhecidas considerando a sua magnitude, assim como os multivariados fatores que contribuem de forma integrada a sua resolução.
Apesar dos esforços do poder público para a implantação de ações integradas para melhoria da infra-estrutura, ainda é bastante precário o quadro em que vive parte considerável da população.
Tal reflexão nos remete a situação instalada na comunidade Tiro ao Pombo.
Estudo realizado apontou uma organização comunitária e de representação existente que vem desenvolvendo ao longo dos anos, articulações para efetivação de direitos e busca da melhoria da qualidade de vida dos moradores.
Nesse contexto, conseguiram algumas melhorias no tocante ao saneamento básico e regularização do fornecimento de energia elétrica, entretanto, com o adensamento desordenado após essas melhorias na área, o saneamento não mais atende a demanda, trazendo sérios problemas sanitário e ambiental.
Não obstante, essa comunidade embora situada em região favorável quanto a localização e serviços essenciais, vive em situação de exclusão social, onde ainda não se tem a regularização do endereço para o recebimento de serviços básicos como coleta individual de lixo e entrega de correspondência.
O descarte do lixo é feito em dois pontos da favela, favorecendo a proliferação de roedores e insetos. As correspondências são