Marcação a mercado de títulos
A marcação a mercado é a contabilização de títulos pelo valor que o mesmo seria negociado no mercado e serve para estimar o valor que realmente um titulo venha a ter, foi instituída no Brasil em 2002 pois a ausência da marcação a mercado (MaM) poderia permitir a transferência de riquezas entres os agente econômicos, e ainda poderia trazer incertezas ao investidor.
A MaM consiste em registrar todos os ativos, para efeitos de valorização e cálculo das cotas dos fundos de investimento, pelos preços negociados no mercado em casos de ativos líquidos ou, quando este preço não é observável, por um estimativa adequada de preço que o ativo teria em um eventual negociação feita no mercado. A MaM tem como principal objetivo evitar a transferência de riqueza entre os cotistas dos fundos de investimento, além de dar maior transparência aos riscos embutidos nas posições, uma vez que as oscilações de mercado dos preços dos ativos, ou dos fatores determinantes destes, estarão refletidas nas cotas, melhorando assim a comparabilidade entre suas performances.
• Princípios Gerais da MaM
Melhores Práticas
O processo e a metodologia de MaM devem seguir as melhores práticas de mercado.
Abrangência
Tendo em vista que o principal objetivo da marcação a mercado é evitar a transferência de riqueza entre os diversos cotistas de um fundo de investimento, as Diretrizes de Marcação a Mercado da ANBIMA (Deliberação nº 38 do Conselho de Auto-Regulação da Indústria de Fundos) abrangem todos os fundos não – exclusivos e não-restritos, ou seja, aqueles em que a mencionada transferência de riqueza precisa, necessariamente, ser evitada. Para fins dessas Diretrizes, considera-se fundo exclusivo aquele destinado exclusivamente a um investidor e fundo restrito aquele destinado a um grupo determinado deinvestidores, que tenham entre si vínculo familiar,societário ou pertençam a um mesmo grupo econômico, ou que, por escrito, determinem esta condição. Caso um