Gestão de instituiçãoes de ensino
Há quatro elementos de características resilientes que compõem a Gestão: pessoas, objetos focados nos interesses das relações, interações processuais e contextualizações. Promover a Gestão é disponibilizar-se à elaboração de equipes parceiras, interagentes, contextualizas, responsáveis, proativas e é um processo que está além da sala de aula, envolvendo assim todo o complexo escolar, que envolve pessoas, interações de processos, contexto e objetos de interesse substantivados, é conhecer enfoques administrativos dividindo-os com sua equipe e procurar juntamente com ela resolver qualquer impasse existente na instituição. “Aqui posso falar um pouco da gestora da instituição onde trabalho, é uma gestora extremamente autoritária e sem conhecimento pedagógico, ela é formada em administração de empresas e não consegue trocar uma palavra significativa sobre educação, isso é uma pena, pois nos corredores da escola ela serve de chacota para outros professores, isso comprova que para ser um gestor competente deve se ter conhecimentos na área educacional e não apenas na área administrativa”.
Gestão de Instituições de Ensino
Instituições de ensino são espaços ou lugares oficiais, legais, institucionalmente chamados de “escolas” que tem as responsabilidades pelos chamados níveis escolares. Aqui está a nossa função de Gestor, precisamos realizar a gestão destas instituições de ensino, não esquecendo da nossa origem de educador, professor que quer e luta pelo bom desenvolvimento da educação.
A Gestão de Instituições de Ensino envolve diferentes níveis, como o já mencionado, e também diferentes categorias administrativas: as públicas e as privadas, mas indiferente de qualquer que seja a instituição a equipe gestora deve estar atenta a todas as publicações e orientações emanadas pela rede sistêmica.
As responsabilidades da Equipe Gestora (direção, vice-direção, SOE, e supervisão escolar), resume-se à união de dimensões que se interconectam sempre: