A colonização do Brasil, e sua influência na gestação do povo brasileiro
“A colonização do Brasil, e sua influência na gestação do povo brasileiro”
A forma de ser do homem e o modo que ele vê o mundo, é uma conduta que se aprende pela transmissão da geração na geração. Assim se pode pensar que a formação sociocultural do povo brasileiro se volta a sua origen e está intimamente ligado ao processo da colonização do Brasil.
Na idade Moderna ou época dos descobrimentos reinava o mercantilismo que se refletia na acumulação da riqueza e territórios para mostar o poder duma nação. Assim seguindo o mandato do Tratado de Tordesilhas de 1494, onde se dividem o mundo com a Espanha, Portugal chegou ao Brasil no ano 1500. Baixo este conceito o Brasil é visto como uma fonte do recursos para exportar ao velho mundo, por isto os colonos decidiram ficar naquele lugar. E é aquí onde ocorreu o choque cultural, porque o Novo Mundo estava habitado por distintas tribus do índios com uma cosmovisão diferente da que tinhan os portugueses. Ela consistia em que a vida e cada coisa que crescia na terra,era produto da generosidade dos deuses bons (Maíra), e a vida era um luxo digno de ser vivido onde não tinha lugar a culpa.
É assim como os colonos justificados através de uma missão evangelizadora de difundir a Fé dada pela Igreja Católica, e motivados pelo sistema económico vigente, invadiram e conquistaram os territórios capturando índios para ter mão de trabalho para a matéria-prima e para trabalhar como servidão. Não obstante, as constantes lutas contra os índios que não queriam ficar como escravos junto as doenças transmitidas pelos colonos a os indígenas causaram uma considerável redução da população indígena, coisa semelhante a um genocidio. Isto provocou a importação dos escravos pretos, oriundos das colônias da África.
A mestiçagem que se gerou pelos cunhadios (uma espécie da poligamia entre um colono e muitas índias) foi muito importante, porque através dela os