A Colonizaçao Espanhola na América
Os Europeus ocuparam os territórios americanos desde o final do século XV, ameaçando as colônias e cidades aqui já existentes. Ao chegarem por aqui os espanhóis se depararam com a existência de grandes civilizações nas quais havia forte resistência de algumas partes. Só que os Europeus se saíram bem na conquista de algumas colônias, por conta das armas de fogo que aquela civilização nunca havia visto.
O rei da Espanha não pretendia gastar muitos recursos com a ocupação dos territórios Americanos. Com isso surgiram os adelantados pessoas que possuíam grande poder aquisitivo e vieram aventurar-se na exploração dos metais e recursos que aqui havia. Só que para isso tinha a Casa de Contratacíon órgão criado para fiscalizar os negócios e a economia na qual um quinto da produção dos adelantados era devolvido à coroa da Espanha. Só que para esse comercio funcionar tinha que ter a mão de obra escrava, ou seja, os nativos que aqui haviam eram obrigados a trabalhar, mas nessa época não havia a escravidão por conta da Lei de Burgos de 1512 e por isso era proibido, daí surge a Guerra Justa com o propósito de criar uma farsa na qual os nativos eram escravizados. E a escravidão só era liberada em caso de “Guerra Justa" e com isso surgem novas formas de exploração de mão de obra indígena o Repartimiento e a Ecomienda.
O Repartimiento era um trabalho obrigatório, ou seja, escravo na qual os indígenas deviam desenvolver uma atividade árdua por troca de salários baixíssimos que muitas das vesses maus utilizados. A encomienda era um tipo "especial" de repartimento pois chefes poderiam apenas escravizar os indígenas com um comprometimento de que eles se tornassem cristãos e os índios recebiam pequenos tributos concedida pela Coroa, por recompensa do seu trabalho.
E, contudo os Europeus exploraram, mataram, disseminaram os povos que viviam nessas terras em busca de posses e riquezas pra benéfico de suas nações. Tudo isso para ter um grande