Colonização espanhola na américa
A Espanha utilizou como pretexto para colonizar a América Latina a necessidade de civilizar os povos americanos, através da cultura e da fé cristã. Essa colonização se iniciou quando Cristóvão Colombo chegou à América no ano de1492. Ele estava certo de que ia encontrar um novo caminho para chegar ás Índias. Também governou outros territórios, fazendo outras viagens por meio do Oceano Atlântico.
Essa colonização deixou com que a Espanha invadisse um novo continente, destruindo e dominando as culturas indígenas, como por exemplo, a dos incas e astecas, atrás de metais preciosos que foram achados e explorados pelos conquistadores em grande quantidade. É interessante notar, que ao destruir essa culturas ou memórias das civilizações indígenas, eles tinham em mente destruir o senso de identidade dos indígenas, logo seria mais fácil dominá-los, pois um ser humano sem história ou em sem cultura é facilmente manipulado ou dominado. Nota-se também, que não houve grande necessidade de trazer muitos escravos negros da Africa. Pois as civilizações indígenas locais eram muito populosas, logo grande quantidade de mão de obra forçada, diferente dos índios brasileiras por exemplo, que não eram grandes impérios e sim pequenas tribos que foram praticamente dizimadas com a chegada do homem branco.
Os vice-reinos e as capitanias gerais da América:
É importante sabermos que a América Espanhola, é caracterizada por uma descentralização administrativa, que se subdivide em quatro vice-reinos. Vejamos cada um deles:
- Nova Espanha: esse vice-reino foi criado no ano de 1535, estando assim incluído o México, parte da América central e o oeste dos Estados Unidos.
- Peru: esse vice-reino foi criado no ano de 1543 e foi formado pelo novo Peru e por parte da Bolívia.
- Nova Granada: esse vice-reino foi criado no ano de 1717 e foi formado por novos territórios da Colômbia, Equador e Panamá.
- Rio da Prata: esse vice-reino foi criado no