A Clonagem
Disciplina: Filosofia
Ano lectivo : 2013/2014
Índice
Introdução
Neste trabalho nós vamos abordar o tema da clonagem, mais concretamente:
Definição de clonagem
Tipos de clonagem
Clonagem Humana e Animal
Primeira clonagem realizada
Vantagens e desvantagens
Ética da clonagem
O objectivo deste trabalho é elucidar-vos acerca dos principais pontos da clonagem.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica.
O que é a clonagem?
A Clonagem é um termo utilizado pelos biólogos para descrever um processo de reprodução assexuada de uma única célula, que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas à célula original. Esta é considerada um método artificial, visto que na natureza, os seres vivos se reproduzem através de células sexuais e não por (1) células somáticas. No caso humano, atribui-se a definição de clones naturais a gémeos idênticos que se originam da divisão de um óvulo fertilizado.
A clonagem é bastante utilizada em vegetais e em animais inferiores, mas só recentemente, com o caso muito mediático da ovelha Dolly, é que foi possível a clonagem de mamíferos.
(1) Células somáticas são aquelas que formam órgãos, pele e ossos no lugar do óvulo e do espermatozóide.
Tipos de Clonagem
Clonagem Terapêutica- Obtenção de células tronco (que são extraídas do embrião e implantadas no paciente), para criar tecidos, órgãos ou outros componentes do corpo, a fim de obter células que possam servir para tratar doenças e produzir órgãos para transplante. Estas células são essenciais para o processo, pois são multifuncionais, isto é, podem ser usadas em diferentes tipos de células. O processo de produção de uma célula é semelhante ao da clonagem reprodutiva, porém a célula não é implantada no útero, mas sim aproveitada para fins medicinais numa fase inicial do seu desenvolvimento. A clonagem com fins terapêuticos ainda gera