A classe operária vai ao paraíso/ Tudo que é sólido se desfaz no ar: o marxismo também?
Tudo que é sólido se desfaz no ar: O marxismo Também? A classe operária vai ao paraíso
São Paulo 2014
Intertextualização O filme “A classe operaria vai ao paraíso” mostra a vida de operários que trabalham nas fábricas e que seu trabalho nada mais era do que uma repetição de movimentos sem saber ao menos o objetivo,o Fordismo.
Lulu o personagem principal vive para o capitalismo , batendo metas no seu setor de produção e começa a se destacar entra os outros funcionários, um acidente de trabalho resulta na perda de um dedo ,com isso , começa a enxergar de outra forma o seu trabalho, o entendendo como praticamente escravo pois, produzia muito e recebia muito pouco , gerava riqueza apenas para a classe dominante os burgueses.
No filme Lulu após o perda do dedo, já com uma ligeira esperteza , apoia o sindicato que requer mudanças para o funcionários e apoia os comunistas , porem sem êxito, e volta a fábrica readmitido com um olhar diferente sobre o capitalismo.
O filme pode ser interligado com o marxismo, pois mostra a divisão de classes de trabalho no sistema capitalista que é responsável pela alienação do trabalhador, pois ele usa sua força de trabalho e não tem consciência do que está produzindo, sobre a quem deve ser destinada sua produção, a que preço, qual o lucro real e qual o verdadeiro valor do seu trabalho .
O marxismo está diretamente relacionado ao filme pois mostra que a produção de riqueza, no capitalismo é baseada na exploração dos proletariados.Os proprietários dos meios de produção juntavam os lucros quando não remuneravam parte do trabalho do operário devido ao