A cinesiologia e a biomecanica
Representa um conjunto de conhecimentos fundamentais para a formação do fisioterapeuta, uma vez que o movimento humano é o seu principal objeto de estudo. É por meio da compreensão do movimento considerado normal que o fisioterapeuta pode entender as alterações do movimento, e a partir disso, propor estratégias para a recuperação dos movimentos quando possível, ou promover adaptações quando a recuperação não é mais possível.
Estudo da Biomecânica
1. Biomecânica: aplicação de princípios mecânicos no estudo dos organismos vivos. 2.1 Mecânica: ramo da física que analisa aas ações de forças sobre partículas e sistemas mecânicos. 2.2 Estático: ramo da mecânica que trata de sistemas em um estado constante de movimento. 2.3 Dinâmica: ramo da mecânica que trata de sistemas submetidos à aceleração. 2.4 Cinemática: estudo da descrição do movimento, incluindo considerações de espaço e de tempo. 2.5 Cinética: estudo de ação das forças.
A biomecânica externa estuda as forças físicas que agem sobre os corpos enquanto a biomecânica interna estuda a mecânica e os aspectos físicos e biofísicos das articulações, dos ossos e dos tecidos histológicos do corpo. * Com as três leis de Newton, observou as relações fundamentais que constituíssem a melhora para o campo da mecânica moderna.
Lei da Inércia: um corpo manterá seu estado de repouso ou de velocidade constante, a não ser quando influenciado por uma força externa capaz de modificá-lo.
Lei da aceleração: uma força aplicada a um corpo acarreta aceleração desse corpo de magnitude proporcional á força, na direção da força e inversamente proporcional à massa do corpo. A força resultante que age em um ponto material é igual ao produto da massa desse corpo pela sua aceleração.
Lei de reação: estabelece que cada força aplicada é acompanhada por uma força de reação: Para cada ação existe uma reação igual e oposta.
Formas de Movimento
A maior parte do movimento humano é