Cinesiologia e biomecânica
Biomecânica da Postura.É um conjunto heterogêneo das posições das articulações do corpo em um determinado momento. A postura correta implica num mínimo de estiramento e estresse das estruturas do corpo com o menor gasto de energia para se obter o máximo de eficiência no uso do corpo.
Parado ou em movimento, o corpo mantém sua postura pela ação dinâmica de forças aplicadas sobre ossos e músculos. A postura ideal é aquela onde essa forças sustentam e conduzem o corpo sem sobrecargas, com a máxima eficiência e o mínimo de esforço.
A manutenção da postura é o resultado de ações musculares contínuas que compensam o efeito da gravidade e de forças externas desequilibradoras, mantêm o equilíbrio e contribuem decisivamente para a manutenção de nossa consciência têmporo-espacial.
A palavra postura tem dois significados: físico e psíquico.
Postura física Modo de manter o corpo ou de compor os seus movimentos.
Postura Psíquica Maneira de sentir, pensar e agir diante de um acontecimento qualquer.
O nosso corpo esta sempre a procura de: -Equilíbrio físico e emocional-Conforto -Economia energética
A postura deve ser observada tanto na dinâmica quanto na estática. Por isso possuímos músculos que atuam de forma estática e dinâmica. O que vai manter o equilíbrio e o tônus vai ser o condicionamento adequado de forma confortável.
A postura e o Centro de Gravidade
O corpo é continuamente atraído pela gravidade. Para que ele possa se sustentar em qualquer postura, é necessária uma força antigravitacional, feita pelos músculos. A resultante entre estas duas forças opostas chama-se centro de gravidade corporal. A posição do centro de gravidade do corpo humano depende da posição do corpo. Em posição ereta, o centro de gravidade é central, dividindo o corpo em 2 partes, quando visto de frente; em perfil o centro de gravidade pode ser representado por uma linha vertical que passa pelo osso mastóide, imediatamente atrás da orelha e pelo tornozelo.