Serviços sociais
A Homofobia é típica de pessoas que, consciente ou inconscientemente, ainda tem muitas duvidas e angustias sobre sua identidade sexual. Como mecanismo de defesa de sua insegurança, estas pessoas costumam ridicularizar e agredir os homossexuais. Acontecem casos graves de homofobia que levam o sujeito a fazer investidas como, por exemplo, assassinato de homossexuais.
Mas o contrário do que muitos pensam ser homossexual não é uma opção, não é uma escolha, segundo estudos recentes a homossexualidade está intimamente ligado a fatores genéticos e hormonais, fatores estes que são inerentes a escolha, ou seja, não é passível de se escolher ser homossexual ou não, afinal, em uma sociedade onde homossexuais são mortos a pedradas, pauladas, tiros, esfaqueados, vítimas de bullying na escola quem rira escolher ser homossexual.
Estes problemas por si só, já mostram a necessidade de se ter uma lei que criminalize os crimes contra orientação sexual. Refletir sobre a questão da homofobia requer sempre certa contextualização cultural. O comportamento surge como manifestação individual, mas tem seus instituintes fortemente assentados na cultura onde se inscreve, assim como a manifestação de outros comportamentos, também regulados por intricado sistema de normas sociais.
Assim, através dessas considerações, irá ser tratado no decorrer do trabalho o assunto em questão, bem como especificar abordagens de homofobia existentes em nossa sociedade e ações de conscientização do mesmo para que seja feito um trabalho de busca de orientações para se lidar de forma conciliadora sobre o assunto tanto na sociedade de forma geral, como principalmente dentro da escola, que é o lugar que se inicia a formação da consciência e da cidadania.
Tema: Projeto de Ação sobre Homofobia
OBJETIVO GERAL:
Entender a complexidade do fenômeno da homofobia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Compreender as várias formas de manifestação dos atos homofóbicos;
Identificar os mecanismos de projeção da