A cidade Livre da Grécia
Dados Gerais
Disciplina
Professor
Aluno
Turma
Análise do Texto
Título do Texto
A Cidade Livre na Grécia
Autor (es)
Leonardo Benevelo
Palavras-Chaves do Texto (no máximo 4 palavras)
Organização
Domínio
Civilização
Descrição do Assunto (no máximo 50 palavras)
O autor nos descreve como é a organização da cidade na Grécia e sua relação com a civilização e natureza.
Apreciação Crítica (no máximo 300 palavras)
Com a invasão dos bárbaros, deu-se início a Idade de Ferro para esta civilização, transformando na polis aristocrática com uma nova economia monetária, que se expande por toda bacia oriental Mediterrânea. Constroem-se muros para a fortificação da cidade, onde é a divisão desta em dois: cidade alta – templos dos deuses e refúgio – e cidade baixa – comércio e relações civis.
Os órgãoes que regiam essa civilização eram dividido em três partes: Lar comum, lar do deus que protegia a cidade, o conselho dos nobres, que decidiam o funcionamento desta, e a assembleia dos cidadãos, onde a população se reunia para receber orientação dos chefes. Cada cidade tinha sua organização.
Havia muita dominação dos territórios vizinhos pelas principais cidades, esse ato era visto como necessário para o desenvolvimento da vida civil.
Ou seja, rege por uma comunidade orgânica: tanto com a qualidade de vida da população, a relação com a natureza e a divisão dos espaços da cidade e sua funcionalidade.
Baseando na ideia de que a cidade é a imagem do corpo social, quando Grécia é dominada totalmente por Filipe da Macedônia, desfaz-se o equilíbrio autônomo das sociedades e suas construções. Toda essa organização se vê preparada para difundir-se no mundo civilizado e se confrontar com as culturas Ocidentais e Orientais.