A china como oportunidade de negocios
A China possui atualmente uma das economias que mais crescem no mundo.Por isso, tem sido ponto de atração para muitos empresários, que buscam cada vez mais realizar negócios nesse país.
www.administradores.com.br, 22 de setembro de 2008 * * * * inShare * *
A China possui atualmente uma das economias que mais crescem no mundo. A média de crescimento econômico deste país, nos últimos anos, é de quase 10%, uma taxa superior a das maiores economias mundiais, inclusive a do Brasil. Por esses motivos a China tem sido ponto de atração para muitos empresários, que buscam cada vez mais realizar negócios nesse país.
Trabalhando com a previsão básica de que a China é e continuará sendo importante para os negócios do mundo, o jornalista Ted Plafker, correspondente do jornal “The Economist”, em Pequim, desde 1994, reconhecido internacionalmente como especialista na China Contemporânea, lista quais são as oito melhores oportunidades para as empresas estrangeiras fazerem negócios nesse país: setor automotivo, médico e biotecnológico, químico, de construção e infra-estrutura, energético, financeiro, de tecnologia de informação/telecomunicações e o setor de mídia e entretenimento.
“Nem preciso dizer que nenhuma dessas áreas representa uma mina de ouro garantida. Mas são setores que podem ser explorados se as empresas estrangeiras estiverem bem posicionadas para começar e se o fizerem da maneira correta: com cuidado, racionalmente, e bem armadas do conhecimento e da compreensão necessários”, explica o jornalista.
Plafker é autor do livro “Fazendo negócios na China – Como lucrar no país que mais cresce no mundo”, que será lançado em setembro e onde mostra como identificar e correr atrás de grandes oportunidades empresariais nesse mercado emergente e como evitar muitas armadilhas.
Várias questões são abordadas no livro, ajudando e esclarecendo os executivos em suas futuras parcerias naquele país: