Karl marx
Curso: Administração
Disciplina: Fundamentos das ciências sociais
Proferssor(a): Fátima Medina
Aluno: Diego Machado do nascimento Matricula: 201301665517
Carl Marx
Fortaleza – CE
2013
Conclusão
Marx tinha seu pensamento voltado contra o regime capitalista, pois para ele esse sistema eram falho, pelo simples fato de haver uma desigualdade no meio da sociedade, Marx entendia que para nivelar o patamar da sociedade o país teria que sofrer uma grande mudança em diversas partes do setor econômico, mas isso poderia causar futuramente uma quebra no próprio sistema econômico do país.
Ainda que não dizia abertamente Marx achava que o socialismo era o que mais poderia contribuir em questão ao desenvolvimento social.
Fundamentação
O conceito de ideologia aparece em Marx como equivalente de ilusão, falsa consciência, concepção idealista na qual a realidade é invertida e as idéias aparecem como motor da vida real. No marxismo posterior a Marx, sobretudo na obra de Lênin, ganha um outro sentido, bastante diferente: ideologia é qualquer concepção da realidade social ou política, vinculada aos interesses de certas classes sociais particulares.
Através da ideologia, são construídos imaginários e lógicas de identificação social cuja função seria escamotear o conflito (entre as classes sociais), dissimular a dominação e ocultar a presença do particular, dando-lhe a aparência de universal.
É possível, também, perceber que o discurso ideológico, na medida em que se caracteriza por uma construção imaginária (no sentido de imagens da unidade do social), graças à qual fornece aos sujeitos sociais e políticos um espaço de ação, deve necessariamente fornecer, além do corpus de representações coerentes para explicar a realidade social,