A chegada do evangelho quadrangular no brasil
Para cumprir o IDE do Senhor aqui no Brasil, Deus preparou um garoto nascido em 27 de novembro de 1913, na cidade de Hollywood nos Estados Unidos, chamado Harold Edwim Willians. Conta-se que o jovem Harold, influenciado pela cidade do cinema, chegou a atuar em alguns filmes de faroeste, desempenhando papéis violentos. Porém, Deus tinha melhores planos para este talentoso jovem.Harold Willians estudou teologia no Seminário L.I.F.E. da Igreja Internacional, concluindo seus estudos em 1940. Antes de tornar-se ministro do Evangelho, casou-se com Mary Elisabeth, a qual já era pastora formada da I.E.Q. nos E.U.A. Após alguns anos exercendo o ministério pastoral como líder da mocidade de onze Estados americanos, Harold sentia uma insatisfação inquietante, e percebeu que Deus o estava chamando para a obra missionária no exterior. Foi então enviado para assumir a direção de uma escola da Igreja do Evangelho Quadrangular na Bolívia, na cidade de Trinidad, onde permaneceu somente por um ano.
Rev. Harold Willians, fundador da I.E.Q. no Brasil, em 1951.
Em 1945, o Pr. Harold Willians fez amizade com o Missionário Hermínio Vasquez, o qual muito o incentivou na obra missionária. Juntamente com Hermílio, Harold entrou no Brasil em maio de 1946, pelo porto de Guaraja-mirim. Chegaram em Porto Velho, e descendo toda a extenção do Rio Amazonas chegaram até Belém, no Pará. Depois chegaram a Santos, e em seguida em São Paulo. Seguiram logo após para Poços de Caldas em Minas Gerais. Nesta cidade, o Pr. Willians dedicou tempo aprendendo a língua portuguesa para melhor pregar a mensagem Quadrangular aos brasileiros.
A Primeira Obra Quadrangular no Brasil
No ano de 1951, o Pr. Harold Willians voltou para o Estado de São Paulo e fundou a primeira obra Quadrangular na cidade de São João da Boa Vista, fazendo campanhas evangelísticas com um seu amigo, o Pr. Raymond Boatright. Até 1952, o movimento limitava-se a esta cidade paulistana, sem