A chegada do Evangelho quadrangular ao brasil.
"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações".
(Mt 28.19)
A Igreja do Evangelho Quadrangular foi fundada pela Missionária Aimee Semple McPherson em Oakland, Califórnia, em 1922, tendo o seu primeiro templo sede em Los Angeles. Mas a obra Quadrangular herdou de sua fundadora a missão designada pelo Senhor Jesus Cristo, de ir a todo o mundo e pregar o Evangelho a toda criatura (Mc 16.15), e tem lançado seus ramos frutíferos para todas as direções do mundo, de tal forma que, hoje pode-se dizer que "o sol nunca se põe sobre a bandeira Quadrangular". Isto é porque o Evangelho Quadrangular está estabelecido nos quatro cantos da terra.
A IEQ no Brasil
Para cumprir o IDE do Senhor aqui no Brasil, Deus preparou um garoto nascido em 27 de novembro de 1913, na cidade de Hollywood nos Estados Unidos, chamado Harold Edwim Willians. Conta-se que o jovem Harold, influenciado pela cidade do cinema, chegou a atuar em alguns filmes de faroeste, desempenhando papéis violentos. Porém, Deus tinha melhores planos para este talentoso jovem.
Harold Willians estudou teologia no Seminário L.I.F.E. da Igreja Internacional, concluindo seus estudos em 1940. Antes de tornar-se ministro do Evangelho, casou-se com Mary Elisabeth, a qual já era pastora formada da I.E.Q. nos E.U.A.
Após alguns anos exercendo o ministério pastoral como líder da mocidade de onze Estados americanos, Harold sentia uma insatisfação inquietante, e percebeu que Deus o estava chamando para a obra missionária no exterior.
Foi então enviado para assumir a direção de uma escola da Igreja do Evangelho Quadrangular na Bolívia, na cidade de Trinidad, onde permaneceu somente por um ano.
Rev. Harold Willians, fundador da I.E.Q. no Brasil, em 1951.
Em 1945, o Pr. Harold Willians fez amizade com o Missionário Hermínio Vasquez, o qual muito o incentivou na obra missionária. Juntamente com Hermílio, Harold entrou no Brasil em maio de 1946, pelo porto de Guaraja-mirim.