a central de abastecimento farmaceutico
DE
ABASTECIMENTO
FARMACÊUTICO
CONTEÚDO E ATUALIZAÇÃO PARA VOCÊ AVANÇAR MAIS RÁPIDO
ITEM
I:
CENTRAL
FARMACÊUTICO (CAF):
DE
ABASTECIMENTO
Um dos principais fatores de influência na qualidade final dos produtos farmacêuticos é o armazenamento adequado dos mesmos, respeitando-se as regras básicas de estocagem, manuseio, guarda e empilhamento máximo.
Depende também da organização da CAF, a distribuição ou remanejamento dos fármacos que, por diminuição de consumo ou mudanças de protocolo, corram o risco de perder a validade; a conferência da entrega de remessas adquiridas por compra ou troca; o controle de lotes para organização adequada nas prateleiras e a confecção e organização de documentação para registro de entrada, saída, estorno e perdas de medicamentos, sempre de acordo com as características fisicoquímicas das composições, em relação à temperatura e umidade, às orientações do fabricante e às determinações regulamentares.
É também, a partir do trabalho desenvolvido na CAF, que se apura o giro dos estoques, o consumo médio dos medicamentos padronizados e os estoques mínimos.
A organização dos almoxarifados deve ser orientada de modo a cumprir três objetivos principais: Garantir a correta recepção, conservação e distribuição, dentro de padrões e normas técnicas específicas.
Manter condições ambientais adequadas para assegurar o rendimento, a produtividade do trabalho, minimizar o risco de erros e possibilitar limpeza e manutenção. Dispor de meios materiais e humanos para conseguir os dois objetivos anteriores. Para alcançar os objetivos, é necessário dotar o local de condições adequadas, como:
a) Acesso – os acessos externo ou interno, assim como a circulação devem ser otimizados, facilitando o recebimento e distribuição.
b) Água e eletricidade – o almoxarifado deverá contar com instalações hidráulicas e elétricas suficientes para o desempenho das atividades.
c) Comunicações – o almoxarifado deverá possuir